No dia 1º de maio, o Sindimetrô-RS participou de um ato internacional do Dia do Trabalhador, que teve a participação de sindicalistas da Argentina e do Uruguai, e de vários sindicatos do RS,  evento organizado na cidade de Santana do Livramento.

O encontro foi protagonizado pela entidade Movimento Luta Socialista (MLS) com a participação da CSP-Conlutas, central a que o Sindimetrô/RS é filiado, para que os trabalhadores e sindicalistas dos países vizinhos também pudessem mostrar e discutir a dura realidade que os trabalhadores da América do Sul vêm enfrentando, com ataques brutais a direitos e conquistas, algumas que levaram mais de um século para que se tornassem leis. Agora sendo subtraídas, pelo Congresso Nacional a cargo do PMDB e seus aliados, inclusive da presidente Dilma que ataca a aposentadoria e pensões por morte dos segurados, no sistema previdenciário, e muitas outras conquistas históricas.

Na plenária, em Livramento, realizada na parte da manhã, todas as delegações presentes tiveram a oportunidade de apontar as suas lutas e como estão enfrentando este governo que destrói o patrimônio público, através deste grupo de corruptos que esta no poder, que desvia as verbas públicas que seriam aplicadas em benefícios sociais para a população, e que a cada ano mais e mais mordomias e privilégios são concedidos aos políticos e para os trabalhadores menos direitos e mais impostos.

O capitalismo selvagem e destruidor que está sendo praticado nas últimas décadas na América Latina, visa destruir a classe operária e acabar com qualquer entidade que lute pelos direitos dos cidadãos e dos trabalhadores. E é consenso de todos os sindicalistas participantes que a luta pelo direito dos trabalhadores não tem fronteiras e que é preciso construir urgentemente um terceiro campo, uma nova alternativa de luta que devolva novamente ao trabalhador o poder de consolidar o que já temos e de conquistar novas leis que realmente protejam o povo e o trabalhador, que é quem produz a riqueza deste país.

A direção do Sindimetrô-RS, agradece a todas e todos os metroviários que neste dia estiveram junto neste ato lutando e denunciando para a sociedade a crueldade que os governantes estão impondo ao povo brasileiro. Obrigado a todos e vamos à luta.