Após muita pressão, sobretudo depois que a empresa apresentou um pacote de maldades que retirava inúmeros direitos dos(as) metroviários(as), foi acertada a renovação das cláusulas sociais, inclusive com a manutenção do Vale Cultura e do pagamento da periculosidade e do risco de vida para os(as) colegas da segurança.

A negociação também apresentou avanços nas cláusulas econômicas. Em reuniões realizadas nesta quarta-feira (06), com intermediação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a Trensurb avançou de 60% para 70% no pagamento do INPC referente ao acordo coletivo deste ano. Isso assegura, na folha de julho, um reajuste de 1,18%. Com relação ao acordo do ano passado, a empresa se compromete a retirar o recurso, pagar os 4,05% na folha de julho e a integralizar o retroativo na folha de agosto.

Em reunião realizada no final da tarde no TRT, também foi assumido o compromisso de renovar o acordo de escalas até o fim dos trabalhos da comissão de negociação.

Na assembleia de hoje, os(as) metroviários(as) decidiram pela manutenção do estado de greve e não realização de horas extras até o encerramento das negociações. A próxima assembleia geral da categoria está marcada para a quarta-feira (13), às 12h30min, no pátio da Trensurb.