Metroviários aprovaram o Acordo de Escalas 2018/2019 nesta quinta-feira, 29, em assembleia geral realizada no saguão do prédio administrativo da Trensurb. Pela manhã, o Conselho Diretivo também havia aceito a proposta por unanimidade. O acordo terá validade de um ano a partir da sua assinatura, marcada para sexta-feira, 30, às 8h30min, na empresa.

Em discussão desde abril, o acordo foi fechado sem nenhum prejuízo para os trabalhadores. A cláusula 9ª foi mantida, ou seja, a escala que o empregado se encontrava em maio de 2011 somente poderá ser alterada se houver concordância do mesmo. Já o horário de trabalho da manutenção noturna passará a ser das 22h45min às 5h, sem acarretar em perdas salariais. Anteriormente, a Trensurb havia apresentado uma proposta de jornada das 22h às 6h, não aceita pelo sindicato. As demais cláusulas do acordo se mantiveram iguais.

Para o presidente do Sindimetrô/RS, Luis Henrique Chagas, a renovação do Acordo de Escalas sem prejuízos aos metroviários representa uma importante vitória da categoria. Em agosto, de modo unilateral, a direção da empresa decidiu zerar o processo de negociação iniciado em abril.

“Agora o nosso desafio passa a ser a manutenção da Trensurb como empresa pública. Ainda em dezembro vamos iniciar uma forte mobilização contra a privatização da empresa”, adiantou Chagas.