Após quatro anos de muita luta, 37 dos 42 metroviários demitidos pelo Metrô de São Paulo na greve realizada em 2014, serão reintegrados. Em assembleia, no dia 12 de abril, a categoria aprovou um acordo com o Metrô, que repõe os valores perdidos pelos trabalhadores e readmite todos. Essa importante vitória reafirma o direito de greve e fortalece a luta sindical coletiva.

Em junho de 2014, às vésperas da Copa Mundo, os metroviários realizaram uma greve de cinco dias. Duramente reprimida pelas forças de segurança do poder público, terminou com a demissão de 42 trabalhadores. Dois colegas foram readmitidos de maneira imediata, e três, dirigentes sindicais, ganharam na justiça o direito à readmissão.

Quase dois anos depois, através de uma ação coletiva, 37 trabalhadores ganharam, em segunda instância, o processo de demissão de justa causa, porém sem a garantia de readmissão imediata. O processo, neste momento, estava na terceira instância.
Ao longo destes quatros anos de luta, organizada pelo sindicato, a categoria realizou diversas manifestações exigindo a readmissão e de maneira solidária colaborou financeiramente para manutenção das necessidades básicas dos companheiros.

O Sindimetrô/RS acompanhou a importante luta travada pelos colegas e, neste momento, parabeniza a categoria pela conquista obtida.