Ao mesmo tempo em que se solidariza com os usuários do trem metropolitano pelos transtornos verificados na linha desde o domingo à noite, o Sindimetrô/RS lamenta a falta de operacionalidade da Trensurb para solucionar os problemas causados pela queda de uma árvore sobre a rede área em São Leopoldo.

A demora no restabelecimento do pleno funcionamento da linha é consequência de um processo de sucateamento da empresa, que tem na terceirização dos serviços um dos seus expoentes. A substituição dos funcionários da manutenção – sistematicamente demitidos nos últimos anos – por trabalhadores terceirizados vem provocando a demora na solução de problemas que antes eram feitos com agilidade.

O sindicato também lamenta a falta de um sistema alternativo de transporte capaz de garantir minimamente o deslocamento dos usuários dentro do perímetro dos municípios atendidos pela linha do trem. Esse sistema minimizador de problemas é de responsabilidade da Trensurb em conjunto com a Metroplan e as prefeituras dos municípios atendidos pelo trem metropolitano.