O Sindimetrô/RS e a Trensurb assinaram na quinta-feira, 12, a renovação do Acordo de Escalas e das Cláusulas Sociais. O percentual de reajuste salarial será arbitrado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), uma vez que a proposta da empresa é de apenas 5,5%, bem abaixo da inflação medida pelo IPCA, que é de 9,28%. O Sindicato pediu que os salários tenham ao menos a correção inflacionária.

De acordo com a negociação, as Cláusulas Sociais foram renovadas pelo período de um ano. Já o Acordo de Escalas foi renovado por dois anos, um ano a mais do que vinha sendo renovado nos anos anteriores. Essa é uma importante conquista, pois o alongamento do período de validade permite uma maior tranquilidade para a categoria.

Também ficou acordado a manutenção do dia 1º de maio como data-base. O Sindimetrô/RS também solicitou à empresa a aplicação do percentual de 5,5% já, bem como igualar o valor da cesta básica com a paga pela CBTU, que é de R$ 225,27. A empresa encaminhou as duas reivindicações ao DEST e aguarda retorno.

Outra conquista obtida durante o processo de negociação foi o acréscimo de dois dias para acompanhamento de filhos para o período de adaptação em creches ou pré-escolas. A empresa ainda se comprometeu a implementar estudos visando a manutenção de dependentes no plano de saúde no caso de falecimento do titular.

O Sindimetrô/RS entende que o processo de negociação do Acordo Coletivo 2016/2017 representou uma grande conquista, uma vez que se deu num período conturbado das cenas política e econômica do país.

Veja o documento clicando AQUI.