Com o objetivo de organizar a luta da categoria contra o sucateamento e a privatização da Trensurb, o Sindimetrô-RS realiza, nos dias 28 e 29 de fevereiro e 1º de março, em Tramandaí, o seu XI Congresso. O tema de abertura, a partir das 19h desta sexta-feira, será sobre a conjuntura nacional e internacional e contará com a participação dos deputados federais Fernanda Melchionna (PSOL) e Elvino Bohn Gass (PT).

Com o eixo “Em defesa do patrimônio público. A Trensurb é nossa!”, o encontro deve reunir mais de uma centena de metroviários e metroviárias do RS, RJ, MG, DF, PE e SP, entre outras categorias. Segundo o presidente do Sindimetrô-RS, o encontro marcará o início da maior mobilização da história da entidade. “Vamos definir cada passo dessa luta juntos. Só assim impediremos que tirem nossos empregos e prejudiquem a população que necessita desse transporte”, disse Chagas.

O Congresso chega a sua 11º edição em um momento que as instituições brasileiras são atacadas pelo governo de ultradireita de Jair Bolsonaro. Primeiro houve o desmonte das estruturas sindicais, com o claro objetivo de enfraquecer a resistência contra as Reformas Trabalhista e da Previdência. Agora, está concentrado em entregar as nossas estatais ao capital internacional e acabar com os empregos dos trabalhadores.

A tua participação é fundamental para seguirmos fortes na defesa de uma Trensurb pública, estatal e de qualidade!