Está momentaneamente suspensa a greve dos(as) metroviários(as) marcada para esta terça-feira, 22. A suspensão foi definida em assembleia realizada no início da tarde desta segunda-feira, 21, no pátio da empresa. Pouco antes, uma reunião no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) traçou um acordo no qual a empresa se comprometeu a renovar as cláusulas sociais e manter aberta a negociação do índice da reposição salarial da categoria, inclusive com a manutenção da data-base em 1º de maio.

Os(as) metroviários(as), no entanto, mantêm o estado de greve e o cronograma de mobilização definido, com a não realização de horas extras até o dia 1º de junho e assembleias semanais para avaliar o movimento. Na manhã de sexta-feira, 25, as comissões de negociação voltam a se reunir para dar prosseguimento à discussão da pauta de reivindicações. Logo, em seguida, haverá outra reunião envolvendo a empresa e o Sindimetrô/RS com a intermediação do TRT.

A assembleia desta tarde foi uma das maiores realizadas nos últimos tempos, o que demonstra o grau de mobilização da categoria na luta pela manutenção de direitos e por novas conquistas. Essa movimentação tem sido fundamental para que a Trensurb recue dos ataques contra direitos históricos dos(as) metroviários(as). Na próxima sexta-feira, enquanto as comissões de negociação estiverem reunidas e durante o encontro no TRT, um salchipão será realizado no pátio da empresa para manter a unidade construída.

Num momento em que metroviários e metroviárias mostram um forte grau de unidade e de mobilização, o Sindimetrô/RS lamenta a ausência nas assembleias dos demais sindicatos com representação na categoria, como o Sintec, Senge, Sindaergs e Saergs.