O relator da operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, mandou retirar nesta terça-feira, 11, o sigilo das delações da Odebrecht. O jornal Estado de S.Paulo teve acesso à lista de investigados na íntegra. Três ex-diretores-presidentes da Trensurb estão sob investigação: Marco Maia (Deputado Federal), Marco Arildo Prates da Cunha e Humberto Kasper.

Eles integram o total de 108 alvos em 83 inquéritos que a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao STF com base em delações dos 78 executivos e ex-executivos da Odebrecht, empreiteira investigada pelo desvio de verbas da Petrobras para o pagamento de propina e uso de verbas em campanhas eleitorais.

Talvez isso ajude explicar um pouco o atual quadro de sucateamento da empresa que opera o trem metropolitano de Porto Alegre. Precarização que faz surgir de tempos em tempos o desejo de privatizar a Trensurb, acabando com a tarifa social e com postos de trabalho. O Sindimetrô/RS tem feito sistemáticos alertas à população sobre os efeitos nefastos de uma possível privatização da empresa, principalmente com relação ao aumento do valor da passagem.

A sociedade sabe que a corrupção não começou com o PT e que não é apenas este o partido investigado. Mas para quem levantava a bandeira da ética na política e que governaria para os trabalhadores, o envolvimento com a corrupção significa uma derrota, principalmente para os milhares de ativistas que dedicaram importante parte de suas vidas à construção do partido.