Os metroviários do Rio Grande do Sul obtiveram, no início da tarde desta segunda-feira (05), uma importante vitória. Em julgamento na Sessão de Dissídios Coletivos do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, foi determinado o índice de reajuste salarial de 9,28%, retroativo a 1º de maio. O mesmo índice corrige as demais cláusulas econômicas.

Essa foi uma importante conquista obtida pela categoria e pelo Sindimetrô/RS, que nunca deixaram de acreditar na justeza de uma reivindicação que buscava nada além da reposição da inflação, coisa que a administração da empresa se negava a garantir. Como nas audiências de conciliação anteriores, a direção do Sindicato acompanhou a sessão desta tarde no TRT.

Ao longo da Campanha Salarial deste ano foram realizadas várias assembleias, que sempre rejeitaram a rebaixada proposta salarial da Trensurb. Foram feitas duas paralisações no período, mesmo assim a empresa se mostrou irredutível.

Mas a luta não cessa. O momento exige o empenho da categoria na luta contra a privatização da Trensurb, uma batalha que deve ser levada ombro-a-ombro com os usuários. Afinal, os funcionários da empresa e os passageiros do trem metropolitano serão os mais prejudicados caso a privatização se concretize.

Para saber mais sobre a luta contra a privatização e sobre outras reformas gestadas no Governo Dilma e que estão sendo levadas adiante pelo Governo Temer, acesse AQUI o jornal especial produzido pelo sindicato.