Nessa semana, nós do Sindimetrô RS, saímos em uma caravana rumo à Brasília para defender o transporte público. Unimos forças para um ato importante realizado hoje pela manhã, 17, na Praça dos Três Poderes, chamado por metroviários(as) de Pernambuco.

Nos somamos à luta para cobrar que o governo Lula cumpra uma promessa de campanha que não vamos esquecer: o fim das privatizações no país. Após o ato, o grupo de trabalhadores se reuniu com membros da Secretaria Geral da Presidência, com a presença da Dep. Federal Fernanda Melchionna. Fernanda acompanhou as atividades o dia todo ao lado dos(as) trabalhadores(as).

A comitiva dos sindicatos de metroviários(as) do RS, PE e SP foi recebida por Márcio Macêdo, Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcus Cavalcanti, da Secretaria Especial do PPI, Kelly Mafort, Secretária Nacional de Diálogos com a Sociedade. As autoridades do governo garantiram que a Trensurb e a CBTU-PE estão fora de privatização até o fim de 2024. Os estudos de privatização seguem, pois o governo ainda não descarta a possibilidade de uma parceria público-privada no futuro. A luta é nacional e segue!

Durante a reunião, os(as) metroviários(as) explanaram sobre o panorama nacional dos metrôs, cobraram a retirada imediata da CBTU-PE e da Trensurb do PND, além da situação de descontentamento no avanço das negociações de acordo coletivo de Pernambuco e do Rio Grande do Sul.

DIA 26 DE AGOSTO É GREVE!
Estamos em negociação com a Trensurb para a valorização do serviço e do(a) servidor(a) público. Vamos avançar para garantir mais direitos. A partir da zero hora do dia 26/08, o trem vai parar!
Transporte é direito, não mercadoria! Defendemos um fortalecimento da Trensurb pública e estatal, com a tarifa zero e gestão técnica por metroviários(as).