Acompanhe abaixo o andamento das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho.
ÚLTIMAS MOVIMENTAÇÕES
13/06 – Categoria metroviária não fará greve
Em Assembleia Geral Extraordinária, com 82 votos favoráveis, 61 votos contrários e uma abstenção, a categoria metroviária decidiu aceitar a última proposta apresentada pela empresa. A categoria, reunida na sede do Sindimetrô, discutiu de uma forma democrática as vantagens e desvantagens da construção das propostas do Acordo Coletivo apresentadas tanto pelo Sindicato quanto pela empresa.
O Sindimetrô defendeu, contundentemente, a alternativa apresentada pelo sindicato. Porém conforme a votação, ficou decidido que a proposta que contempla a maioria da categoria engloba a incorporação do adiantamento de 1,5% no salário; reajuste de 6,28% (IPCA); R$ 700,00 no valor mensal dos tíquetes; 13° nos tíquetes, no mesmo valor, pago em dezembro; vale-cultura; garantia dos benefícios concedidos às outras entidades representativas ao Sindimetrô.
10/06 – Nova proposta e assembleia adiada
06/06 – Trensurb mantém proposta anterior
Em resposta ao ofício do SindimetrôRS que informa a decisão da Assembleia, Trensurb diz que mantém proposta enviada anteriormente.
05/06 – Categoria rejeita proposta em Assembleia
Em Assembleia Geral, a categoria rejeita proposta da empresa, reitera contra proposta, decide por entrar em Estado de Greve, marca manifestos e Assembleia Geral para dia 10 de junho. Confira no boletim n° 70.
30/05 – Reunião da Comissão de Negociação e SindimetrôRS
Em reunião, a Comissão de Negociação da categoria, juntamente com SindimetrôRS, deliberam por rejeitar proposta da empresa e prosseguem com contra proposta da categoria. A empresa foi comunicada por ofício e respondeu que mantém a proposta anterior sem nenhuma alteração.
24/05 – Contra proposta da empresa
SindimetrôRS recebe ofício com contra proposta da empresa, apresentada na reunião do dia 22/05
Veja o documento AQUI.
22/05 – Reunião de Negociação
Em reunião, marcada no dia anterior pela Trensurb, com os diretores sindicais e a comissão de negociação da categoria, recebemos a apresentação da contra proposta da empresa, com alguns avanços.
20/05 – Assembleia e entrega da contra proposta da categoria
Neste dia a categoria rejeitou, em assembleia, por ampla maioria, com apenas um voto de abstenção, a proposta da empresa, construindo em seguida uma contra proposta que foi protocolada no mesmo dia.
Veja o documento AQUI.
09/05 – Empresa envia ao sindicato proposta de aumento
Apresentada em reunião no dia 30/04, porém já desvinculada do PCEFS, como vontade manifestada pelo Sindimetrô.
07/05 – Empresa divulga no Notes o plano de carreira (PCEFS)
Somente assim o Sindimetrô/RS tem conhecimento, para avaliação, pelo Notes, e não prévia e oficialmente pela Trensurb.
05/05 – Promessa de entrega do PCEFS ao Sindimetrô/RS
A Reunião, que havia sido mantida pelo diretor Diego Tarta, para entrega do novo plano ao Sindimetrô, foi cancelada na manhã do dia 05, não sendo remarcada. Após dois anos de insistência para participar da formulação, o sindicato continua sem conhecimento do PCEFS.
30/04 – Reunião com Presidente da Trensurb
O Sindimetrô/RS foi surpreendido com o convite para uma reunião, chamada pelo presidente da Trensurb, sem ser anunciada nenhuma pauta. Era uma reunião de negociação, na qual o presidente Kasper iniciou o “diálogo” dizendo que seria a última.
Nessa reunião a Trensurb apresentou uma proposta de aumento do IPCA, mas somente vinculada ao PCEFS (antigo SIRD) e que esta seria a única. Assim foi cancelado o calendário de negociações.
25/04 – Primeira reunião de negociação
Na primeira reunião de negociação foi construído o calendário de negociações onde as próximas reuniões seriam dias 05 e 09 de maio, com intenção de acertar o acordo neste último dia. Nada mais foi tratado nesta reunião.
26/03 – Entrega da pauta à Trensurb
12/03 – Assembleia de aprovação da pauta e composição da comissão de negociação
Veja o documento AQUI.
A Comissão de Negociação é formada pelos colegas: Da Costa (Seest); Hoffmann (Segur); Venhofen (Setra); Wladimir Ourique (Adm) e Hamilton (Manut)