Nesta terça, 10, metroviários e metroviárias se reuniram no saguão da sede administrativa para decidir os próximos passos da luta da categoria. A assembleia foi iniciada com o relato da conjuntura do ano de 2024, retomando os pontos da luta contra a privatização da Trensurb, do panorama da empresa diante da enchente e também por melhores condições de trabalho.
A pauta do Acordo Coletivo Especial, recentemente aprovada pelos(as) metroviários(as) da CBTU-PE, foi relatada aos presentes. Para aprofundar o debate, foi aprovada por maioria, criação de um grupo de estudos dos metroviários(as) para a discussão do tema. Uma reunião para os(as) interessados(as) em estudar o ACE no contexto da Trensurb foi marcada para 18/12 às 10h na sede do Sindimetrô RS.
Foi informado à categoria que em breve estará aberto o canal para as sugestões de pauta para o Acordo Coletivo de Trabalho e Escalas 2025-2026. As contribuições serão recolhidas através de email a partir do dia 16/12 até 30/01.
Após, foi levada para votação e aprovada por ampla maioria a indicação dos nomes dos metroviários Piedade (SEGUR) e Dudu (SEEST) para compor a diretoria do Sindimetrô RS.
A luta em defesa da Trensurb estatal, de qualidade e 100% pública segue!