Hoje, 6, por volta das 6h30 da manhã, metroviários(as) e apoiadores recepcionaram quem passou na estação da Trensurb Novo Hamburgo. A ação é organizada pelo Sindicato dos Metroviários(as) e o Comitê Metroviário em defesa da Trensurb pública, e faz parte da mobilização permanente contra a privatização da Trensurb. O alerta à população é para a piora do serviço em caso de privatização.

Estiveram no ato dirigentes sindicais Regina Knevitz (Sindicato dos Sapateiros(as) de Campo Bom), Cristina Mendes, (Sindicato dos Comerciários de NH e Região), Paulinho Kley (Sindicato dos Rodoviários de NH) e Conselho dos Aposentados Sapateiros de Campo Bom. Também as presenças de representantes das centrais sindicais, Amarildo Cenci (CUT RS), e representante da CTB Vale do Sinos.

O ato reuniu diferentes entidades e agentes por uma pauta unificada: a defesa da manutenção da Trensurb pública como uma estatal. Estiveram presentes vereadores de Novo Hamburgo Enio Brizola (PT) e Professora Luciana (PT), as representações de Deputados Estaduais Adão Pretto (PT), Issur Koch (PP), Leonel Radde (PT), Miguel Rossetto (PT) e também do Dep. Federal Alexandre Lindenmeyer (PT)

No dia 24 de fevereiro, uma comitiva de metroviários(as) esteve em Rio Grande, onde houve a entrega de um documento endereçado ao presidente Lula pelo presidente do Sindimetrô RS, Chagas. Lula recebeu nossa carta com pedido de retirada da Trensurb do PND e o fim das privatizações no Brasil.

A ação inaugura uma série de agendas que se estenderá pelas cidades onde o trem circula. Ainda em Novo Hamburgo será criado o comitê em defesa do trem e realizada audiência pública na Câmara de Vereadores. Nossa luta é por um transporte público com eficiência, equidade, acessível e menos poluente, com integração e tarifa baixa. Privatização significa aumento de tarifa, mais risco de acidentes e panes constantes.

Transporte é direito, e não mercadoria! Precisamos de mais investimentos para uma expansão sem privatização, para promover o crescimento econômico e proporcionar que mais pessoas tenham acesso ao transporte público.