Tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei 2715/2020, que propõe a suspensão das privatizações por 1 ano, a contar do fim do estado de calamidade pública, por conta do coronavírus, em dezembro de 2020. Portanto, se aprovada, a proposta dos deputados da oposição impedirá novos processos de desestatização e desinvestimentos, bem como os processos em andamento, até dezembro de 2022.

A matéria foi apresentada pelos deputados federais Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Enio Verri (PT-PR), Joenia Wapichana (Rede-RR) e Perpétua Almeida (PC do B-AC). De acordo com a líder do PSOL, o governo Bolsonaro quer aproveitar esse período de grave recessão econômica e pandemia para fazer uma grande liquidação do nosso patrimônio público. “Enquanto eles dizem que esse é um momento que pede sacrifício de todos, a verdade é que eles querem socializar os prejuízos e privatizar os lucros”, relata Fernanda Melchionna

Para o presidente do Sindimetrô-RS, é importante a participação dos metroviários para que o projeto seja aprovado. “Temos que nos manter mobilizados, porque o governo Bolsonaro quer aproveitar a pandemia para entregar o patrimônio público aos amigos”, declara Luís Henrique Chagas.

Na visão de Melchionna, a Trensurb é uma peça essencial no transporte público da Região Metropolitana de Porto Alegre. “Nós vamos lutar para, não só adiar o processo de privatização, mas para defender nosso patrimônio público e os direitos e emprego desses trabalhadores”, finalizou deputada.

Com a crise do coronavírus, os trabalhadores só contaram com a Trensurb. Os ônibus suspenderam linhas e até pararam, alegando prejuízo devido à redução no volume de passageiros. “Se o trem fosse privado, os usuários não teriam transporte. Isso demonstra que os serviços essenciais devem se manter públicos”, enfatiza Chagas.