Na tarde da quinta, 19, metroviárias e metroviários se reuniram para uma atividade de formação sobre feminismo e a luta das mulheres na sociedade. A roda de conversa foi sobre o panorama de lutas históricas por conquistas de direitos das mulheres nos espaços de trabalho, dentro de casa, nos espaços públicos e na luta sindical e política.
A roda foi aberta pelas diretoras do Sindimetrô RS Almada e Keity, e seguiu com as falas da Deputada Estadual Luciana Genro, da Marília Iglesias, dirigente do Simpa, do Juntas! e também da ASHPS. Também participaram Rafael Guedes, Marcia Matteo e Eloísa Batista, do movimento Viver sem Cárcere. A atividade aconteceu no saguão do prédio administrativo da Trensurb.
Enfrentar o assédio, a violência de gênero, o preconceito e conscientizar homens e mulheres é uma tarefa fundamental para avançarmos em uma sociedade. A atividade faz parte da movimentação da categoria metroviária por maior reconhecimento da pauta de gênero e de mobilização por ações diretas e fortalecimento das mulheres.