Hoje pela manhã, 9, a direção do Sindimetrô RS se reuniu com a comissão de negociação da empresa. Esta foi a quarta rodada de negociações sem progresso sobre as cláusulas econômicas. Uma nova reunião acontece no dia 16 de agosto.
Seguiremos pressionando a empresa para garantir um aumento real e na valorização dos(as) trabalhadores(as). Alguns avanços importantes foram definidos:
PREGOEIROS VÃO TER DIREITO A QUEBRA DE CAIXA: uma demanda histórica para quem ocupa esses postos de trabalho.
PLANOS DE SAÚDE: uma comissão de estudo será criada entre o Sindimetrô RS e a Trensurb para avaliar mudanças.
LICENÇA PATERNIDADE: aumento da licença em mais 10 dias.
DIREITO AO TRABALHO REMOTO: a empresa já está estudando a implementação nos setores que a modalidade é aplicável.
Mais tarde, às 12h30, a assembleia geral extraordinária começou com atração musical do Grupo Desagravo. Após dividir com a categoria sobre o andamento das negociações do ACT 2023, a direção do Sindimetrô RS abriu o espaço para as manifestações. A categoria está em mobilização constante para pressionar tanto a empresa quanto o governo federal para ações concretas para a retirada imediata da Trensurb do PND.
DIA 26 É GREVE! Foi decidido por unanimidade o estado de greve. A categoria definiu uma paralisação para o dia 26 de agosto, data de abertura da Expointer. A data foi definida para a categoria como limite para uma ação efetiva sobre o futuro da Trensurb pública. Promessas não bastam! A luta continua!