Ocorreu hoje, 27, na sede do Sindimetrô RS o painel de formação sobre a história da Revolução Russa, origens do Nazifascismo e atualidade da luta antifascista. O evento teve falas de dirigentes do MES-PSOL sobre o panorama histórico da Revolução Russa, ocorrida em 1917. A formação também pautou a criação do nazifascismo, da Itália e Alemanha no início do século XX, trazendo influências no contexto atual contemporâneo.
Com falas de Júlio Camara, Patrick Veiga, Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina. O grupo, formado por sindicalistas e militantes discutiu a importância de olharmos para a história para reconhecer as perspectivas futuras para a luta do movimento dos trabalhadores organizados contra o sistema capitalista.
Momentos de formação política e histórica são uma ferramenta importante para criar estratégias para a mobilização contra a ascensão do fascismo. O fascismo se baseia no autoritarismo, no uso da força militar e do patriotismo como pilares principais. Em sua fala, a deputada Estadual Luciana Genro ressaltou que os movimentos fascistas se fortalecem quando há um sentimento de descrença nas instituições coletivas e democráticas.
Estes movimentos têm crescido ao redor do mundo. Em tempos de crise, ideias fascistas se alimentam do medo, preconceito e da violência. No Brasil, os ideais autoritários defendidos por Bolsonaro e seus aliados foram derrotados nas urnas. A deputada federal Fernanda Melchionna ressaltou a importância da mobilização constante para derrotar e combater os projetos fascistas.
Seguimos vigilantes em defesa dos nossos direitos e do serviço público de qualidade, pela manutenção da Trensurb pública!