Nesta sexta-feira, 5 de maio, o Sindimetrô RS realizou diversas ações para mobilizar e alertar a população sobre a privatização da Trensurb. Às 6h da manhã, nas estações Mercado e Novo Hamburgo, houve distribuição de material para dialogar com os(as) usuários(as) sobre a importância da mobilização de greve.

Mais tarde, às 9h, ocorreu a segunda reunião de mediação com Aline Elesbão Martins, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Participaram da reunião representantes do Sindimetrô RS, trabalhadores da Trensurb e representantes da Direção da empresa. A empresa não cumpriu a recomendação anterior, e só irá se reunir com o CONSAD no dia 26/05 para deliberar acerca do corte de pagamento do adicional de risco de vida ao setor da segurança.

Às 12h30, no saguão do prédio administrativo da Trensurb, durante a assembleia geral extraordinária, a categoria metroviária decidiu por unanimidade paralisar totalmente a operação da Trensurb por 24h a partir da zero hora do dia 8 de maio. Sabemos dos transtornos que a greve causa à vida das pessoas, mas a greve é uma decisão para pressionar uma ação imediata do governo federal para a retirada da Trensurb da lista de privatizações.

Vai ter luta!