Reunidos em assembleia geral no começo da tarde desta terça-feira, os metroviários e metroviárias decidiram suspender a greve marcada para a quarta-feira, 03. A categoria, no entanto, está em estado de greve e segue mobilizada, aguardando o desenvolvimento das negociações visando a renovação do Acordo Coletivo de Escalas.

A decisão foi tomada depois que a direção da Trensurb, em reunião mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na noite de segunda-feira, 01, retomou o debate a partir dos pontos discutidos anteriormente. A principal pendência é relativa à escala noturna da manutenção.

Ficaram agendadas duas reuniões para negociar o fechamento do Acordo. Uma na sexta-feira, 05, na Trensurb e outra na segunda-feira, 08, na sede do TRT. Uma nova assembleia será chamada pelo Sindimetrô/RS após estes dois encontros para apreciar uma proposta concreta ou para dar sequência ao movimento.

Para o Sindimetrô/RS, a greve anunciada e a mobilização da categoria forçaram a retomada das discussões a partir do ponto em que haviam sido interrompidas pela empresa de forma unilateral. “Tivemos um bom avanço, mas ainda não garantimos nada. Esperamos que na próxima semana possamos, em assembleia, fechar uma proposta e assinar a renovação do Acordo”, declarou o presidente do sindicato Luis Henrique Chagas.