Hoje, 2, a direção do Sindimetrô RS esteve reunida com representantes do governo federal para debater o futuro da Trensurb.
A reunião foi resultado do ofício encaminhado junto do vereador Roberto Robaina, que esteve presente com a diretoria do sindicato. A reunião foi com Marco Maia (Diretor de relações institucionais da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para o Apoio à Reconstrução do RS) e Nazur Garcia (assessor).
Marco reafirmou posição política do governo federal quanto à manutenção da Trensurb como uma empresa pública e também reafirmou o compromisso com a reestruturação da empresa. O representante federal também se comprometeu a reforçar os pedidos de comunicação da diretoria da Trensurb com o sindicato e os trabalhadores.
Com a situação de calamidade pública, investimentos federais foram anunciados para a recuperação do serviço. Lula liberou R$ 164 milhões para a reconstrução da Trensurb. Até agora, nenhum projeto para a recuperação da empresa foi apresentado ou discutido com a categoria metroviária. O Sindimetrô RS segue cobrando comunicação direta com a direção da Trensurb e transparência no processo de reconstrução. Seguiremos em alerta e em mobilização até a assinatura do decreto de retirada do PND. Contra as privatizações!