O desenvolvimento das cidades, aumento do número de empregos e da qualidade de vida da população passa por um transporte de qualidade. Confira o levantamento feito pelo site americano Inhabitat, que lista os 5 principais sistemas de transporte do mundo:

MOSCOU (RÚSSIA)
O sistema da capital russa é um dos mais pontuais do mundo. Inaugura há 85 anos, o sistema ferroviário de Moscou tem gestão pública, 346 km de extensão e atende mais de 9 milhões de passageiros/dia.

PARIS (FRANÇA)
O metrô já foi gerido por empresas da iniciativa privada mas, atualmente, a gestão é feita pela RATP Group, uma empresa estatal que presta serviços de transporte público inclusive em outros países por meio de subsidiárias. Independentemente do lugar de Paris que você esteja, é possível encontrar uma estação de metrô a cada 500 metros: são mais de 300 espalhadas pela cidade.

LONDRES (INGLATERRA)
A cidade tem o metrô mais antigo do mundo. O Metropolitano de Londres começou a operar em 1863 e ainda hoje é um dos mais eficientes, com 268 estações e cerca de 400 km de extensão. Ele é gerido pela Transport for London, uma empresa pública criada em 2000 pela prefeitura de Londres para implementar o plano de expansão.

NOVA YORK (ESTADOS UNIDOS)
A construção do metrô de Nova York foi feita de forma mista, com fundos públicos e privados, e as empresas responsáveis pelas primeiras linhas eram privadas. Atualmente, o sistema de metrô é público, com gestão feita pela New York City Transit Authority. Funciona 24h por dia, atendendo toda a demanda da cidade.

TÓQUIO (JAPÃO)
Com uma rede extensa e completa, o sistema de transporte público é a espinha dorsal da cidade e a primeira opção da população para o deslocamento. O metrô é operado por duas empresas principais: a Tokyo Metro, com capital dividido entre o governo nacional do Japão e a prefeitura; e a Tokyo Metropolitan Bureau of Transportation, gerida pela prefeitura de Tóquio.