Hoje o Sindimetrô RS esteve em reunião, 26, junto da Deputada Fernanda Melchionna com Marcus Cavalcanti, secretário do PPI em Brasília. A pauta da reunião foi questionar novamente o governo sobre o futuro da Trensurb pública. O calendário de venda da Trensurb foi atualizado no site do BNDES. A nova data prevê o leilão para o segundo trimestre de 2027.

Segundo Cavalcanti, a Trensurb deverá sair do PND assim que a etapa dos estudos do BNDES sejam concluídos. Os estudos ainda necessitam de dados que o Governo Estadual deve fornecer para serem finalizados, foi dado prazo até 06/06 para que isso ocorra. E a justificativa acende um alerta: a possibilidade da saída da Trensurb do PND existe porque não há acordo entre o governo federal e estadual sobre a modelagem da concessão e financiamentos da Trensurb.

Precisamos de força de mobilização para seguir pressionando para que as promessas sejam cumpridas.

É importante salientar que Lula tem avançado com as privatizações no Brasil e precarizado a vida do povo trabalhador. Na semana passada, o relatório da PPI determinou a estadualização da CBTU-PE, abrindo o caminho da privatização do metrô de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas.

O futuro da Trensurb não está garantido e seguiremos na luta em defesa de um transporte de qualidade, público para a população gaúcha.