Hoje, 8, aconteceu uma reunião para debater e articular ações sobre a segurança da operação nos trens. Além do Sindimetrô RS, estiveram presentes representantes da cotrem, cipa e comissão de ética.

A pauta principal foi a segurança da operação de trem. Problemas estruturais com relação à manutenção, segurança das estações e nas vias, além da falta de efetivo foram levantados. Muitos deles não são novidade, são históricos e já foram denunciados por trabalhadores e ignorados pela diretoria da Trensurb. Seguir protocolos de segurança é essencial.

O Sindimetrô RS também alerta que a Trensurb está operando com uma escala reduzida desde a pandemia, com maiores intervalos entre os trens. Isso sobrecarrega o sistema, principalmente nos horários de pico. Sem a manutenção correta, o serviço piora, além de aumentar os riscos de quem trabalha e de quem utiliza o transporte público.

A Trensurb nunca teve nenhum acidente com usuários. Queremos manter este patamar de segurança, mas para isso, é preciso de investimentos e de uma gestão comprometida com a segurança.