Hoje pela manhã, 11, a diretoria do Sindimetrô RS esteve presente em uma conferência online com Didier Germain-Thomas. Didier é professor, dirigente do NPA – Novo Partido Anticapitalista, ligado à IV Internacional. Ele atua na setorial sindical de educação da CGT (Confédération générale du travail – Confederação Geral de Trabalho), uma das grandes centrais sindicais francesas. Estiveram presentes representantes da TLS, do Sindisaúde, da SEPE/RJ, SIMPA e ASERGHC.

Didier dividiu com participantes a situação política da França. Há três meses o povo francês está na rua em uma série de protestos contra a reforma da Previdência, adotada pelo presidente Macron de forma autoritária. As passeatas são massivas, reunindo mais de um milhão de pessoas segundo as autoridades.

Assim como no Brasil, a política de governos de adotar medidas austeras com a classe trabalhadora também acontece na França e ao redor do mundo. Didier destacou a importância do papel central dos sindicatos e das centrais sindicais para organizar os rumos das demandas sociais e da importância de uma unidade fortalecida para que haja pressão no governo e na mobilização social.

O sindicalista também relatou a situação da extrema-direita e da ascensão de movimentos antidemocráticos na Europa. A união dos movimentos sindicais é essencial neste momento decisivo de ameaça aos direitos dos(as) trabalhadores(as). Só a luta pode barrar retrocessos no país e no mundo.