Nesta semana, a direção do Sindimetrô RS visitou a Assembleia Legislativa para dialogar com parlamentares para articular ações contra a privatização da Trensurb.
Na terça, 17, visitamos o gabinete do Dep. Estadual Valdeci Oliveira PT). Na reunião, a direção do Sindimetrô RS pautou a urgência da retirada da Trensurb do PND, prometida por membros do governo Lula, mas até agora, sem ações concretas. Também pautamos a retomada da Frente Parlamentar pela Trensurb pública na Assembleia Legislativa, além de cobrarmos uma agenda para uma audiência pública. O parlamentar se colocou ao lado dos(as) trabalhadores(as) da Trensurb e do serviço público.
Na quarta, 18, visitamos o gabinete do Dep. Estadual Professor Issur Koch (PP). A conversa foi para dialogar sobre a audiência pública que acontece dia 26 de outubro em Taquara, no auditório da FACCAT, às 19h30. A audiência será o lançamento da Frente Parlamentar pela Expansão da Trensurb até o Vale do Paranhana, que o Deputado está liderando. O diálogo com parlamentares é essencial para a defesa do serviço de qualidade que prestamos aos gaúchos e gaúchas.
Para um projeto desses, é necessário lutar por investimentos públicos, e para isso, precisamos de apoios de parlamentares na luta pela manutenção da empresa estatal. A extensão das linhas do trem levam o desenvolvimento para as regiões por onde passam, e dependem de um aporte bilionário federal público para saírem do papel. Todo o investimento é público, então nosso questionamento é: por que privatizar?
Nós do Sindimetrô RS seguimos buscando apoios, independente de partidos e governos para barrar as privatizações. Defendemos a tarifa zero, mais investimos e a ampliação da Trensurb para atender cada vez mais municípios, mas alertamos: a expansão não pode ser moeda de troca para entregar o patrimônio dos gaúchos para empresas privadas. Eu defendo a Trensurb, e tu?