Nesta terça-feira, 24, ocorreu a terceira rodada de negociações do nosso acordo coletivo e de escalas. O Sindimetrô RS junto da comissão de negociação se reuniu com a direção da Trensurb. Há acordo com a empresa em manter as cláusulas sociais. Apresentamos alterações em alguns pontos que precisam de melhorias. As cláusulas foram apreciadas e discutidas durante a reunião e agora estão em análise.
A diretoria da Trensurb precisa se reunir com a SEST para deliberar sobre as cláusulas econômicas do nosso acordo coletivo. A empresa ainda não recebeu nenhuma autorização de proposta financeira de Brasília, o que deve ocorrer nos próximos dias.
Dentre as nossas reivindicações apresentadas nesta negociação, destacamos a cobrança do pagamento dos níveis de antiguidade e merecimento que estão atrasados; a garantia de emprego em caso de concessão ou privatização; férias em até três períodos para todo o quadro de funcionários(as); estabilidade para pré-aposentados(as); atualização e adequação no plano de carreira; também a melhoria no financiamento por parte da empresa no plano de saúde.
Ainda, foi renovado o nosso atual acordo por mais 30 dias, agora com validade até 31 de julho.
Sem luta, não há vitória. Somente nossa mobilização e unidade podem conquistar e manter nossos direitos.