Neste sábado, 8, o Sindimetrô RS participou do Seminário “A União da Moradia e a Luta pela Posse – Mediação de Conflito no Território”. O dia foi de atividades, troca de experiências e convivência com os moradores das ocupações localizadas a algumas quadras da sede do Sindimetrô RS.

Durante o seminário, foram levantadas as demandas de cada comunidade e encaminhamentos para os problemas coletivos. Estiveram presentes entidades de ocupações urbanas, psicologia, arquitetura e direito.

As comunidades são localizadas em torno da Arena do Grêmio e do 4º Distrito, um dos grandes territórios visados pela especulação imobiliária. O prefeito Sebastião Melo tem se destacado por sua gestão voltada para beneficiar grandes empresários do setor imobiliário. Melo tem entregado o patrimônio público e governado para favorecer o setor.

O plano diretor da cidade já tem seu destino para o futuro das regiões centrais de Porto Alegre. A “revitalização” do centro e do quarto distrito é para os ricos. Para o povo trabalhador pobre, não tem escola, posto de saúde, transporte. Os moradores da região vem se mobilizando e denunciando a falta de amparo do poder público.

A luta é diária para garantir direitos básicos, como o acesso ao saneamento, à água potável e à energia elétrica. Melo oferece isenções fiscais, créditos e benefícios para enriquecer grandes empreiteiras, e para o povo trabalhador: exclusão e remoção de seus territórios.

Visitamos a ocupação da Cobal, onde os moradores enfrentam situações precárias. As famílias resistem às ameaças de remoções, ordens de despejo e violência policial e a falta de estrutura.

O Sindimetrô RS se solidariza com a mobilização das ocupações do 4º Distrito e se coloca
à disposição para ajudar na luta por direito à moradia e a uma vida digna.