Nesta sexta, 17 de junho, a Petrobras anunciou mais um reajuste de 5,18% no preço da gasolina e 14,26% no valor do diesel. Ultimamente, Bolsonaro vem criticando a Petrobrás e pedindo que a empresa baixe os preços dos combustíveis, se isentando da sua responsabilidade.

Isso porque é o próprio Bolsonaro quem nomeia o presidente da Petrobras, a maioria dos conselheiros da empresa e em última instância, quem autoriza a política de preços dos combustíveis.

A GASOLINA SUBIU 170% DESDE QUE BOLSONARO ASSUMIU A PRESIDÊNCIA

Cerca de 80% da gasolina e 70% do diesel são refinados no Brasil, o que poderia tornar o preço dos combustíveis acessíveis para o bolso do brasileiro. Porém, a política atual é pensada para maximizar os lucros dos acionistas privados da Petrobrás. A política de preços implantada por Temer em 2016 foi seguida por Bolsonaro, e faz com que os combustíveis sejam calculados e comercializados em dólar.

Esse aumento dos combustíveis significa também um aumento no preço dos alimentos. O presidente poderia reverter estes aumentos e aliviar o sufoco que a maioria do povo brasileiro tem enfrentado.

TÁ TUDO CARO E A CULPA É DO BOLSONARO!