Em março e abril, nosso auditório recebeu dois eventos importantes: Em celebração ao Março das Mulheres, o Sindimetrô RS o evento Mulheres em Ação. Foi um encontro para oportunizar que mulheres pudessem dividir suas experiências e vivências. Na mesa, a Deputada Fernanda Melchionna, Dra Luciane Toss e a socióloga e professora Carla Zanella se dividiram com metroviárias e convidadas para conversar sobre o panorama de lutas históricas por conquistas de direitos. As diretoras Ana Paula Almada e Keity Goularte se dividiram na mediação do evento, propondo dinâmicas para questionar e instigar a participação das participantes do evento.
Em abril, houve a aula inaugural da nova turma do cursinho popular preparatório para concursos públicos do Sindimetrô RS, em parceria com a Rede Emancipa. As aulas foram interrompidas após as enchentes de maio, que inundaram nosso auditório.
Em março também houve mais uma promessa do fim da privatização da Trensurb. Estivemos em Brasília, em uma reunião foi com Marcus Cavalcanti (Secretário Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência). A agenda foi articulada pela Dep. Federal Fernanda Melchionna (PSOL).
Junto do Chagas (Sindimetrô RS) e da Dep. Fernanda Melchionna, estiveram presentes João (Senge), Fabio (Sintec), Alda (Fenametro), Luiz (CBTU-PE), e os parlamentares Renildo Calheiros (PC do B), Daiana Santos (PC do B). Marcon (PT) e Bohn Gass (PT). O presidente da Trensurb Fernando Marroni também esteve presente. Palavras não bastam! Seguimos em articulação permanente para que as promessas se concretizem.
Em 2025, os planos seguem:
✔ Lutar pela tarifa zero
✔ Defender a Trensurb pública
✔ Fortalecer a classe trabalhadora