Depois de meses de lutas, outros 150 metroviários e metroviárias que trabalham nas estações foram vacinados em prevenção à Covid-19, nesta sexta-feira (4). A ação ocorreu após a secretaria de saúde de Canoas disponibilizar as doses para a imunização dos trabalhadores da linha de frente da Trensurb.

A aplicação das vacinas ocorreu nas estações Niterói, Fátima, Canoas, Mathias Velho e São Luís e foi feita pelos profissionais da saúde da prefeitura do município. A princípio seriam oferecidas 100 doses, mas a prefeitura de Canoas liberou um lote extra, que permitiu a imunização de 158 metroviários das bilheterias e da segurança.

No início de maio a secretaria da saúde de Porto Alegre já havia vacinado 58 metroviários da segurança. Na próxima segunda-feira, a prefeitura de Esteio fará a vacinação de mais 35 metroviários que atuam nas estações. As negociações com os demais municípios prosseguem.

O presidente do Sindimetrô RS diz que a ação é um pequeno consórcio entre os municípios: “Somos gratos aos prefeitos que compreenderam a relevância de vacinar os metroviários. Nossa categoria não parou nenhum dia durante toda a pandemia”, declarou.

AÇÕES QUE DERAM RESULTADOS
Ainda em fevereiro, o Sindimetrô RS sugeriu à direção da Trensurb que negociasse a liberação das doses com os municípios atendidos pelo trem para que os metroviários fossem imunizados e seguissem trabalhando com mais confiança e segurança.

Além disso, ações como o protesto com liberação de catracas na estação Mercado em março; O “Dia de Luto” com uma carreata em memória aos metroviários levados pela Covid-19 e o atraso de uma hora no início da operação dos trens, ambos em abril, mostraram um resultado a favor da categoria.

“Não podemos ficar de braços cruzados aguardando uma solução do governo Bolsonaro. O negacionismo e a incompetência dele já matou quase 500 mil brasileiros e não podemos mais tolerar ele na presidência”, protestou Luis Henrique Chagas.

Fotos: Gustavo Garbino/Prefeitura de Canoas