“Já faz tempo que eu pedi
Mas a Trensurb segue no PND*
Com certeza já esqueceu
Ou então compromisso com o povo
É que o Lula não tem…”

Nesta terça-feira, véspera de Natal, estaremos na reabertura da estação Mercado, a partir das 6h30 da manhã para um ato em defesa da Trensurb pública. Desde as enchentes de maio, as estações em Porto Alegre estavam inoperantes. O momento será de reivindicação de investimentos e da manutenção da Trensurb 100% pública, estatal e de qualidade.

Os “presentes” do “bom velhinho” Lula têm sido a retirada de investimentos em setores estruturais que deveriam melhorar a vida do povo brasileiro, como educação, segurança, saúde e transporte. O compromisso do governo Lula tem sido com a bancada ruralista, que destrói o meio ambiente e com o setor financeiro, que lucra com a crise.

Nós metroviários(as), estamos há dois anos cobrando que as promessas do governo Lula se cumpram. O Ministro Rui Costa garantiu que a Trensurb seria retirada do PND em 2023. Novamente, março de 2024, membros da Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos e também o Ministério das Comunicações assinaram um compromisso com a Trensurb.

Lula realizou um “revogaço” no início do seu mandato, retirando algumas empresas do PND, mas o Plano Nacional de Desestatização ainda existe. E o nosso futuro é incerto. Só promessas não bastam! Defenda a Trensurb pública!