O dia 26 é dia do(a) metroviário(a), e para nós do Sindimetrô RS, além de saudar a categoria, é um dia de luta! Neste dia, estaremos em Brasília para a audiência pública “O futuro do sistema metro ferroviário federal”. A audiência acontece às 13h30 na Câmara Federal e é uma articulação do Sindimetrô RS e da Deputada Federal Fernanda Melchionna. Estarão presentes representações do Ministério da Casa Civil, do Ministério da Gestão e do Ministério das Cidades.

No mesmo dia, às 19h30, no Auditório da Faccat, também estaremos em Taquara para a audiência pública, coordenada pelo deputado estadual Issur Koch (PP). Será o lançamento da Frente Parlamentar pela Extensão do Trensurb até o Vale do Paranhana. Além de valorizar o comércio das regiões e conectar as cidades, o transporte sobre trilhos é uma saída para resolver questões de mobilidade urbana, como um modelo sustentável, econômico e eficiente de transporte coletivo. Nós do Sindimetrô RS defendemos a expansão para atender cada vez mais municípios, mas alertamos: a expansão não pode ser moeda de troca para entregar o patrimônio dos gaúchos para empresas privadas.

Todo o investimento é público, feito a partir da arrecadação de impostos. A Trensurb segue na lista de privatizações e seguimos resistindo para oferecer um serviço de qualidade à população gaúcha. A falta de efetivo e problemas na via permanente, a falta de manutenção preventiva, terceirizações e problemas estruturais resultam em atrasos e colocam em risco quem trabalha ou utiliza o serviço do trem.

É o momento para defender a manutenção da Trensurb pública estatal e com tarifa zero. O serviço privado é aumento de tarifa e precarização. Venha defender e lutar pelo futuro que queremos para a Trensurb!

trensurbforadopnd #todoscontraasprivatizações #trensurbpública #eudefendoatrensurb