A direção do Sindimetrô RS está em negociação com a empresa para viabilizar a redistribuição do aumento apresentado pela Trensurb. Na última assembleia, realizada na sexta-feira, 25, a categoria aprovou o acordo coletivo e suspendeu a paralisação.

A expectativa das negociações era de uma correção da perda salarial conforme o valor da inflação. O índice de 3,45% é uma vitória diante do cenário de de perdas de direitos e de poder de compra que diversas categorias enfrentam. É uma conquista diante do contexto nacional, pois renovamos por dois anos nosso ACT e uma boa recuperação no nosso tíquete e a garantia de todas as nossas cláusulas sociais.

Assim, o reajuste de 2023, irá chegar em setembro no bolso dos(as) trabalhadores(as). A proposta aprovada em assembleia, é propor à Trensurb que o total de 3,45% seja dividido igualmente entre o número do quadro de funcionários(as), e não proporcional a faixa salarial individual. É uma alternativa de tornar o aumento mais significativo e horizontal para todos e todas.

Existe uma diferença muito grande entre o menor e o maior salário na Trensurb, e esta é uma das formas de diminuir este abismo.