Nossa campanha sobre a fome no Brasil rendeu alguns comentários na nossa página recentemente. Alguns deles, defendem Bolsonaro e questionam os dados em que nos baseamos para fazer nosso material. Estamos vivendo um momento crítico no nosso país e Bolsonaro governa à base de fake news. Então, vamos aos fatos:

Em agosto, Segundo o Dieese, o trabalhador que recebe um salário mínimo compromete em média 58,54% do seu rendimento para comprar uma cesta básica. Ao contrário dos comentários que recebemos na nossa postagem sobre a fome no Brasil, não é só uma questão de trabalhar para não passar fome. Segundo Bolsonaro, “a economia está bombando”, e em 2023, não haverá aumento real no salário mínimo segundo seu orçamento anual. Porém, sua família é investigada por ter comprado 51 imóveis com dinheiro vivo.

Os dados sobre a fome do Brasil usado no nossa campanha saíram de fontes de estudos feitos no país por instituições sérias. A verdade que Bolsonaro quer mascarar é que a falta de políticas públicas fez com que mais de 33 milhões de brasileiros e brasileiras estão com fome neste momento. Essa realidade afeta principalmente as famílias do Norte e Nordeste e as famílias negras. Os índices chegam aos patamares de 20 anos atrás, segundo o estudo feito pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).

O Sindimetrô RS tem lado. Somos independentes, contrários à conciliação de classes, defendemos a organização e a autogestão dos trabalhadores.
Quem votou contra a reforma da previdência é nosso inimigo. Quem votou a favor da reforma trabalhista, que retirou direitos e não gerou um único emprego, não está do nosso lado. Quem não respeita as mulheres, a população negra, indígenas, LGBTQIA+, não merece nosso voto! Seguiremos denunciando e nos mobilizando, defendendo melhores condições para trabalhadores e defendendo mais serviços públicos.