Hoje, 07, a categoria metroviária se reuniu em assembleia geral ordinária na sede do Sindimetrô RS. A comissão eleitoral foi eleita por unanimidade para conduzir as eleições para representantes sindicais. A comissão foi composta pelos metroviários Piedade (SEGUR), Carolina Fernandes (SEEST), Dias (SETRA), Michele (SEEST) e Queila (ADM).
A partir de amanhã, 08, começa o período de inscrições de candidatos. As inscrições vão até dia 22 de agosto. As eleições acontecem de 23 a 27 de setembro de 2024. O edital já está disponível no site.
Durante a assembleia, foram debatidas as condições de trabalho nos setores da Trensurb. Foram relatadas as más condições em todos os setores. Seja nas estações que estão inoperantes, a situação dos postos temporários de trabalho, o aumento das terceirizações que deixam trabalhadores sem condições mínimas, sem uniforme e equipamentos adequados, falta de luz, de água.
O aumento da insegurança e precariedade das condições de trabalho são preocupantes. O Sindimetrô RS encaminhou diversas denúncias e cobranças em várias instâncias junto à Trensurb e também no Ministério Público do Trabalho.
Todas as soluções apresentadas pela Trensurb tem sido de forma provisória que não resolvem e ainda pioram os problemas nos postos de trabalho e para os usuários. A falta de comunicação, o descaso do patrimônio público tem sido marca da diretoria
Também durante a assembleia, a diretora Keity relatou sobre a campanha de mobilização contra o assédio. Keity revelou que houve um aumento nos casos de assédios sexuais dentro da Trensurb e que o Sindimetrô RS já está trabalhando juntamente da empresa para cobrar e criar protocolos de segurança e encaminhamento dos casos.
Ao final da assembleia, houve a votação e aprovação por unanimidade do metroviário e advogado Jorge Ferreira como diretor sindical.
CONDIÇÕES PARA SER VOTADO (CANDIDATO)
- Mais de 6 (seis) meses como sócio do Sindimetrô. Ter se associado até 27 de março de 2024 e estarem dia com as mensalidades, inclusive metroviários aposentados que estejam em dia com as contribuições (art. 67);
- Não ter exercido cargo de confiança ou função gratificada na empresa a partir de 22 de agosto de2021 (art.68);
- Não ter tido as contas reprovadas quando pertencente a quadros de administração sindical e/ou ter lesado o patrimônio de qualquer entidade sindical (art.69);
- Preencher ficha de inscrição (art.70).
CONDIÇÕES PARA VOTAR (ELEITOR)
- Mais de 3 (três) meses como sócio do Sindimetrô. Ter se associado até 23 de junho de 2024 e estarem dia com as mensalidades, ou ter quitado as suas mensalidades até 30(trinta) dias antes das eleições, inclusive metroviários aposentados que estejam em dia com as contribuições (art. 79);
AS INSCRIÇÕES PODERÃO SER REALIZADAS NA SEDE DO SINDIMETRÔ OU COM OS MEMBROS DA COMISSÃO ELEITORAL (ART. 70) – RUA MONSENHOR FELIPE DIEHL, 48 – HUMAITÁ – PORTO ALEGRE/RS, EM HORÁRIO COMERCIAL DAS 08:00 ÀS 17:00, DE SEGUNDA À SEXTA-FEIRA.