Dia 24 de março de 1976, um golpe de Estado instaurou uma ditadura civil-militar na Argentina, que durou até 1983. José Martín Mendoza, Juan Carlos Correa, Luis Enrique Cabrera, Daniel Bonifacio Chanampa foram metroviários argentinos que lutaram contra o regime autoritário. Eles foram torturados e sequestrados durante a década de 1970.

A Argentina foi um dos países da America Latina a ter seu regime democrático suspenso. Há 60 anos, em 1964, a elite conservadora junto de forças militares instauraram um período marcado pela institucionalização do autoritarismo, da violência, tortura, repressão e dissolução da democracia.

O Brasil concedeu anistia para todos os envolvidos na ditadura militar. Já os argentinos criaram a CONADEP (Comissão Nacional sobre o Desaparecimento de Pessoas) para investigar e punir os crimes da ditadura. Até hoje cerca de 30 mil argentinos seguem desaparecidos.

O dia 24 de março segue sendo um dia de luta em defesa da democracia na Argentina. Hoje milhares de pessoas marcharam hoje pela memória dos desaparecidos da ditadura e contra as medidas antidemocráticas e fascistas do presidente negacionista Milei.

NENHUM DIREITO A MENOS! DITADURA NUNCA MAIS! SEM ANISTIA PARA GOLPISTAS