Ontem, 18, ocorreu um ato na estação Canoas. Além da presença do Sindimetrô RS, também compareceram a deputada estadual Luciana Genro (PSOL), Isabella Luzardo, representando a Dep. Estadual Bruna Rodrigues (PCdoB) e de militantes da região metropolitana, Cebola de Oxalá (PSOL), Matheus Vicente, (PSOL), Marcos Mattge (PSOL)

Durante o ato, usuários(as) foram alertados(as) sobre os riscos que a privatização da Trensurb, como aumento da tarifa, precarização do serviço como falta de trens e acidentes graves. Elisabete Ramos Lima, que é comerciante, usuária do trem, moradora de Canoas e cadeirante, denunciou a situação precária da acessibilidade das estações da Trensurb.

As escadas rolantes e elevadores já são serviços terceirizados dentro da empresa, e apresentam falhas constantes e falta de manutenção. Este é o serviço privado, que precariza a vida das pessoas e coloca o lucro acima de tudo. A manutenção e a limpeza também são setores hoje terceirizados. É urgente que haja a reversão das terceirizações desses setores, que interferem diretamente na qualidade do serviço da Trensurb.

A Trensurb presta um serviço essencial e eficiente para a região metropolitana, e defendemos mais investimentos, expansão sem precarização e tarifa zero!