O escritório Garcez, especializado na defesa de empresas públicas, ganhou uma liminar da 27ª vara do Rio de Janeiro e suspendeu o pregão eletrônico que visava a contratação do estudo sobre a viabilidade econômico-financeira para a venda da estatal, prevista para amanhã, dia 10. Com isso, atrasa o processo como um todo.

Representando o Coletivo Nacional dos Eletricitários, o escritório brasiliense questionou a licitação para duas empresas – Itaipu e Eletronuclear – feitas pela Eletrobras em sobreposição à já aberta anteriormente pelo BNDES. A juíza Geraldine Vidal alegou gasto imotivado de recursos públicos para duas ações que possuem a mesma finalidade.

Garcez faz parte da Frente Jurídica em defesa do Transporte Público sobre Trilhos formada por sindicatos dos metroviários da Trensurb e da CBTU (Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte). A frente busca também o apoio parlamentar no Congresso Nacional na tentativa de barrar a privatização dos metrôs das capitais destes cinco estados.

Esta é mais uma vitória que aumenta a esperança e a confiança da sociedade e dos trabalhadores gaúchos na contenção da sanha privatista do governo Bolsonaro e na manutenção do transporte público de massas nas mãos do povo, num ano em que tivemos tantas perdas.

#privatizaréofimdalinha