Na última quarta-feira, 01 de junho, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4188/2021, enviado pelo governo Bolsonaro, com 260 votos favoráveis, contra apenas 111 contrários e nenhuma abstenção. Agora o projeto segue para o Senado. O Projeto de Bolsonaro acaba com a garantia de que os bancos não tomem a única casa de uma família em caso de dívidas.
O direito à moradia está na Constituição desde 1948 como uma das expressões dos direitos humanos. É o que diz o artigo XXV da Declaração Universal dos Direitos Humanos que, vincula o direito de moradia à proteção das famílias. Então, que família estes parlamentares dizem defender?
Vivemos um momento crítico de endividamento da população, encarecimento do custo de vida, da cesta básica, de aumento da fome e da miséria. Na contramão, o governo Bolsonaro coloca em pauta o interesse das instituições financeiras.
Para os bancos, não existe crise, já que o lucro dos três maiores bancos privados brasileiros cresceu em média 30,4% em 2021. Com isso, os ganhos de Itaú, Bradesco e Santander, somados, alcançou a astronômica cifra de R$ 69,4 BILHÕES no ano passado.
GUARDE ESTES NOMES… DEPUTADOS GAÚCHOS QUE VOTARAM SIM PARA A PL 4188:
- AFONSO HAMM
- ALCEU MOREIRA
- BIBO NUNES
- CARLOS GOMES
- COVATTI FILHO
- DANRLEI DE DEUS
- GIOVANI CHERINI
- GIOVANI FELTES
- LIZIANBE BAYER
- MARCEL VAN HATTEM
- MARCELO MORAES
- MAURICIO DZIEDRICKI
- NEREU CRISPIN
- PEDRO WESTPHALEN
- SANDERSON