Assim como em dezenas de capitais e grandes cidades brasileiras, milhares de pessoas foram às ruas na capital gaúcha para protestar contra o governo federal. Trabalhadores de várias categorias, estudantes, representantes de entidades sindicais e associativas, militantes de partidos de esquerda, entre outras pessoas pediram a saída de Bolsonaro e a vacinação de toda população.

O espírito de protesto dos gaúchos, que andava tímido, retornou com muita força neste sábado (29), “Dia Nacional de Mobilização por Fora Bolsonaro”. A voz que ecoava pelo centro histórico e contagiava mais e mais pessoas era: Fora Bolsonaro.

Pela vacinação de todos, contra a fome e o desemprego, contra a reforma administrativa e pelo fim dos cortes nas verbas para saúde e educação. O Sindimetrô/RS também protestou contra a privatização da Trensurb, prevista para este ano.

Em Porto Alegre o Dia Nacional de Mobilização por Fora Bolsonaro começou no início da tarde, em frente à UFRGS. Em caminhada os estudantes foram em direção à prefeitura encontrar as demais categorias. Depois os manifestantes caminharam até a rótula de acesso à Câmara de Vereadores, na avenida Beira Rio, passando pela rua Riachuelo, pelo Gasometro e em todos estes pontos só víamos a mesma imagem: um mar de pessoas.

Os metroviários do RS estavam representados pelo Sindimetrô, sempre presente em todas as manifestações dos trabalhadores, estudantes e movimentos sociais. ” Temos que mostrar nossa indignação com esse governo. Não vamos aceitar calados as mortes de quase meio milhão de pessoas”, disse o presidente do sindicato, Luís Henrique Chagas.