Chegamos a mais um 28 de junho, data que há 52 anos marca um episódio de luta e resistência LGBTQIA+ contra a opressão policial e institucional cometida contra os frequentadores da casa noturna Stonewall Inn, em Nova Iorque, EUA.

A revolta ocorreu após a polícia, mais uma vez, esvaziar o único bar abertamente gay nova-iorquino para revistas e ameaças de prisão por uso de ‘vestimentas inapropriadas’. Depois disso foram 3 noites seguidas de protestos violentos e com numerosa participação da comunidade.

Se naquela época a homossexualidade ainda era crime nos EUA, hoje o país é considerado pioneiro nas lutas pelos direitos LGBTQIA+ e futuramente se tornando um paraíso das liberdades individuais. Mas ainda assim, em outros cantos do mundo, a homossexualidade ainda é considerada crime e punida até mesmo com a pena de morte.

Ou seja, apesar da evolução em algumas regiões, em outras ainda há muito o que fazer para virar este jogo. Como no Brasil, que possui as maiores taxas de violência e mortalidade por homofobia.

Hoje, celebramos a luta dos nossos antepassados pelos direitos que já conquistamos, pela liberdade de manifestar nosso orgulho nas Paradas Livres mundo afora e a liberdade de ser o que se é. Mas continuamos a luta por respeito e dignidade no seu dia-a-dia.