O Sindimetrô/RS vem a público manifestar irrestrito apoio à greve dos caminhoneiros. Luta que não se limita aos preços dos combustíveis, mas trata-se da dignidade do povo trabalhador.

O Brasil experimenta uma profunda crise de representatividade, com suas instituições desacreditadas aos olhos da população. Situação que gera instabilidade econômica e social.

Neste cenário, a greve dos caminhoneiros pode ser um balizador para colocar em definitivo um freio nos sistemáticos ataques que têm os trabalhadores como principais vítimas.

Mesmo com repercussões econômicas e sociais em todos os setores da sociedade, o aumento no preço dos combustíveis é um mal que afeta sobretudo os trabalhadores e o povo pobre.

Esses reajustes têm reflexos no preço do gás de cozinha e em todos os produtos consumidos. Neste sentido, são os trabalhadores e, em especial os mais pobres, que sempre saem perdendo.

O aumento quase que diário do preço dos combustíveis é resultado de uma política com viés privatista adotada pela atual direção da Petrobras, com o consentimento do governo Temer.

Diante do aumento dos preços do petróleo no mercado externo, a direção da empresa, encabeçada por Pedro Parente, e o governo federal optaram por repassar esse custo aos consumidores.

E é essa conta que está no momento sendo questionada pela greve dos caminhoneiros, classe composta em sua maioria por trabalhadores autônomos. Por isso, o Sindimetrô/RS apoia a greve e defende a Petrobras como empresa pública e estatal, que cumpra a sua função social.