“A boiada das privatizações de Bolsonaro e Leite” foi o tema da Live do Sul 21 na sexta (2), que reuniu jornalistas da redação, o presidente do Sindimetrô, Chagas, e o diretor do Sindicato dos Engenheiros do RS, Luiz Schreiner.

A Trensurb foi incluída no pacote de privatizações do governo Bolsonaro prevista para 2021. No final do ano passado, o Sindimetrô barrou o processo na justiça, mas este ano o BNDES lançou um novo edital e já contratou um consórcio de engenharia cujos técnicos estão fazendo levantamentos administrativos, financeiros e operacionais.

A Trensurb é uma empresa majoritariamente federal (com cerca de 99% das ações), mas tem uma pequena parcela que pertence ao município de Porto Alegre e ao Estado do Rio Grande do Sul.

No caso da CEEE, observou Schreiner, o governo Eduardo Leite também está em processo bem avançado de entrega da companhia de energia para a iniciativa privada.

Chagas afirmou que uma das prioridades de atuação do sindicato é colocar a privatização do metrô na pauta das eleições municipais, principalmente da capital. “Apesar de estarmos enfrentando a maior crise sanitária com a Covid, a venda da empresa está em processo bastante acelerado e por isso estamos preparando a categoria para colocar a nossa luta na rua”.

O presidente defendeu, ainda, a união dos trabalhadores de todas as estatais que estão na alça de mira da privatização dos governos. “Ou nos juntamos para a luta ou cairemos um a um”, finalizou.