Chamada pelas centrais sindicais, uma reunião ocorreu hoje, 27, e contou com o diretor-presidente da Trensurb Fernando Marroni, além do Sindimetrô RS.O presidente ouviu as demandas trazidas pelos sindicalistas.Todas as centrais foram categóricas contra as políticas de precarização da vida do povo.

Nosso alerta segue: apesar dos discursos, promessas de campanha e declarações, a privatização da Trensurb está em curso. O trem leva desenvolvimento e oferece um serviço de qualidade à população gaúcha. O transporte é um direito constitucional.

Estiveram presentes Amarildo Cenci (CUT-RS), Paulo de Farias (CUT-RS), Neiva Lazzarotto (Intersindical), Érico Corrêa (Sindicaixa), Rejane de Oliveira (Executiva Nacional da CSP-Conlutas), Arlindo Ritter (ASERGHC e Sindisaúde), Lucia Mendonça (Sindisaúde e Intersindical), Haroldo Britto, da CTB, Ana Paula Almada (diretora do Sindimetrô RS) e Chagas, (presidente do Sindimetrô RS).

O transporte coletivo sobre trilhos oferece uma saída eficiente e de baixo custo em comparação a qualquer outro modal. Os exemplos do serviço privado são péssimos e quem perde é o povo trabalhador. O impacto da privatização na sociedade gaúcha é entregar nossos direitos a empresas que só visam o lucro. Além disso, os subsídios seguem, mesmo com a privatização. A pergunta que seguimos fazendo é: se o investimento público continuará, a quem ele beneficiará? Uma empresa pública com retorno social ou uma empresa privada que coloca o lucro àcima da vida das pessoas?

O projeto neoliberal de Eduardo Leite está em pleno curso, já entregou a Sulgás, a CEEE e a Corsan. Leite já solicitou a Trensurb ao governo federal. O processo de estadualização é o caminho para a privatização da estatal. Precisamos agir em defesa da Trensurb pública e estatal antes que seja tarde demais.

Marroni reconheceu que o transporte como direito constitucional, mas não há garantia sobre o futuro da Trensurb enquanto uma empresa pública e estatal.

É necessário um esforço coletivo e somente uma movimentação popular e pressão podem barrar a privatização da Trensurb!

#todoscontraaprivatização