A manhã de sábado, 11, segundo dia do Congresso dos(as) Metroviários(as) do RS começou com o painel sobre Conjuntura Internacional. O debate foi entre o vereador Roberto Robaina (PSOL) e Raul Carrion (PC do B), e teve a mediação da diretoria do Sindimetrô Maria Silveira e Ronas Filho. No segundo painel da manhã, “O Futuro dos Movimentos Sindicais” contou com a presença da juíza Valdete Severo e da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL). A mesa foi mediada pela vice-presidente do Sindimetrô RS Keity Goularte e pelo diretor Lucas Viegas.
À tarde, a mesa “Conjuntura Nacional” recebeu as falas de Amarildo Cenci (CUT-RS), Etevaldo Teixeira (TLS), Altino Prazeres (CSP – Conlutas), Eder Pereira (CTB), com mediação das diretoras do sindicato Valéria Vanzin e Keity. Dentre tantas pautas debatidas, destacamos a denúncia do trabalho escravo, o protagonismo das mulheres e das pessoas negras e a necessidade da luta por um sindicalismo combativo com programa de esquerda, por mais direitos a todos(as) os(as) trabalhadores(as).
Para fechar o dia de atividades, as mulheres do grupo Ói Nois Aqui Traveiz apresentaram uma performance denunciando a violência contra a mulher e logo após, o sarau poético musical com o grupo Desagravo homenageou as mulheres da música brasileira.
Confira mais fotos na nossa página do Facebook.
Eu defendo a Trensurb pública!
Democracia para sempre!