A sexta-feira, 30 de junho, foi marcada por atividades o dia todo. Pela manhã, a direção do Sindimetrô RS esteve na estação Mathias Velho, a partir das 6h da manhã, onde dialogamos com usuários(as) em defesa da Trensurb pública.
Durante a semana, uma carta endereçada ao presidente foi entregue a parlamentares para que nossas demandas cheguem a Lula. A carta cobra ações para a retirada da Trensurb do PND e a extinção do plano, que foi entregue para Dep. Estaduais Valdeci de Oliveira, Luciana Genro e também para a Dep. Federal Fernanda Melchionna
Pela tarde, fomos apoiar a mobilização da enfermagem pela implementação do piso nacional da categoria. Trabalhadores(as) realizaram greve e caminhadas em diversos pontos e hospitais da cidade. Metroviários(as) acompanharam a caminhada até o Hospital de Clínicas, onde a categoria protestou durante a cerimônia de inauguração de instalações do complexo hospitalar com a presença de Lula e parlamentares.
No fim do dia, seis ministros do STF formaram maioria para restabelecer o piso da enfermagem. O STF avaliou ainda que é papel dos sindicatos intermediar o pagamento do piso. À noite, fruto de muita luta e denúncias, uma determinação do TSE, tornou Bolsonaro inelegível por 8 anos. O plenário reconheceu o abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Seguiremos nas ruas e em mobilização por mais direitos!