O Sindimetrô/RS conseguiu uma vitória na Justiça, em nome da saúde dos trabalhadores e usuários. O TRT4 determinou que a Trensurb faça os testes para Covid-19 em todos os metroviários no prazo de 10 dias. A decisão se refere à análise de uma ação civil pública ajuizada pelo sindicato, com a assessoria jurídica da @brittolemmertz, na 1ª Vara do Trabalho de São Leopoldo.

A Trensurb não só terá de fazer a testagem no prazo determinado, como também deverá repeti-la a cada 21 dias, enquanto estiverem vigorando os decretos estaduais referentes à pandemia. Se não cumprir o determinado, a empresa pagará multa diária de R$ 2 mil.

Entre os argumentos apresentados pelo sindicato está a condição de trabalho dos metroviários, que continuam diariamente expostos ao contato direto com o público e aglomerações, muitas vezes sem equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados, o que aumenta o risco de transmissão do coronavírus. Já são 16 metroviários contaminados, é imprescindível, portanto, a testagem em massa para o controle da pandemia.

Vitória dos metroviários!
Vitória do direito à saúde de todos!
Vitória dos trabalhadores!

#testatrensurb