O Sindicato dos Metroviários do RS (Sindimetrô/RS) observa com atenção e preocupação as recentes notícias envolvendo o nome da Trensurb na 26ª fase da Operação Lava Jato. Segundo informações, suspeitas de pagamentos indevidos recaem sobre a expansão da linha entre os municípios de São Leopoldo e Novo Hamburgo. Isso porque a Odebrecht, uma das maiores empreiteiras do país, era uma das empresas do consórcio Nova Via, responsável pela obra de ampliação da linha.

A Trensurb limitou-se a informar que as obras de expansão foram auditadas e aprovadas pelo Tribunal de Contas da União e que a empresa está à disposição para prestar esclarecimentos às autoridades.

Para o Sindimetrô/RS, uma possível participação em esquemas fraudulentos mancha a imagem da empresa e, por consequência, do seu corpo de funcionários. Essa preocupação aumenta com as denúncias, em São Paulo, de envolvimento da Alstom com o chamado cartel dos trens. A Alstom, adquirida pelo Grupo GE, é responsável pela manutenção dos trens série 200 recentemente adquiridos pela Trensurb. O contrato, no valor de cerca de €2 milhões, abrange cinco anos de manutenção, a partir de 2015.

O Sindicato defende a ampla apuração de todas as irregularidades e que os culpados por danos ao patrimônio e ao erário público sejam responsabilizados e punidos com o rigor da lei. Além disso, a entidade segue sua luta na defesa de um metrô público e estatal, com a prestação de serviços de qualidade para os usuários e por condições dignas de trabalho para os funcionários da empresa.