Nesta sexta-feira (18), foi concluída a vacinação dos metroviários e das metroviárias do Rio Grande do Sul. Todos os mais de mil funcionários da Trensurb receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Por prioridade de comorbidade ou idade, aproximadamente 50% do total de servidores e pelo consórcio dos municípios a outra metade.

Nesta manhã a prefeitura de Novo Hamburgo destinou 78 doses para a categoria, encerrando a primeira etapa do consórcio dos seis municípios atendidos pelo trem.

Desde o início do ano o Sindimetrô/RS vinha pressionando a empresa, para que a categoria fosse vacinada. Em fevereiro o sindicato solicitou que a Trensurb negociasse, institucionalmente, com as prefeituras, a inclusão dos metroviários em suas listas de prioridades.

A sugestão do sindicato foi referendada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4a Região em 19 de abril, véspera da paralisação.

Luis Henrique Chagas destaca que a vitória dos metroviários e das metroviárias é resultado das mobilizações por “vacina já”.
Em 24 de março houve um ato na estação Mercado, com liberação  de catracas por 30 minutos e em 20 de abril a paralisação da operação por 60 minutos.

“Para os trabalhadores as conquistas não vêm de graça. Sempre precisou de muita luta. Aí está o resultado”, definiu o presidente do sindicato.

Prefeituras destinam 456 doses de vacinas para metroviários:
Porto Alegre- 58
Canoas- 158
Esteio- 35
Sapucaia do Sul- 57
São Leopoldo- 73
Novo Hamburgo- 75